" Fiz uma ressonância magnética por dor de cabeça e o exame demonstrou um nódulo na Hipófise! E agora?"
Freqüentemente pequenos nódulos na Hipófise são detectados ao acaso, em pacientes que realizaram exames de imagem por causas não relacionadas à Hipófise, por exemplo: enxaquecas, dores na coluna cervical, traumatismos cranianos...
Tais tumores são denominados INCIDENTALOMAS. Tratam-se de lesões benignas que em sua imensa maioria, permanecem estáveis por toda a vida. Raramente apresentam crescimento e usualmente não requerem nenhum tipo de tratamento.
Devem ser cuidadosamente diferenciados de tumores funcionantes e de outras lesões que requerem tratamento precoce.
O que devo fazer?
O primeiro cuidado é procurar um profissional especializado nas doenças da Hipófise. É muito importante realizar exame de imagem com protocolos específicos para avaliação da Hipófise.
Uma completa avaliação endocrinológica é imprescindível para se descartar um Microadenoma Funcionante (Tumores que causam quadros clínicos endocrinológicos).
Outro aspecto muito importante é uma avaliação oftalmológica em tumores que tem proximidade ou comprimem as vias visuais.
Saiba que Microadenomas (aqueles menores que 1 cm), que não causam alterações hormonais ou visuais, não necessitarão tratamento. É recomendável um acompanhamento com exames de imagem para se monitorizar o comportamento desta lesão.
Em linhas gerais: VIDA NORMAL !!!
pEu fiz uma cirurgia e retirei um tumor neuro endócrino no intestino em maio de 2021. Agora estou com diagnóstico de carcinoma papilota diagnosticada por pulsão e um possível microadenoma deitado na ressonância da sela turcica. Qual tratamento seria o recomendado?